Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2016

Resenha - Inverso



Uma garota que não gosta de sua imagem quando se olha no espelho. Uma imagem que não gosta da garota que  a olha pelo espelho.


Ambientada na cidade de Santos, em São Paulo a trama de Karen Alvares é envolvente e não deixa a desejar quando o quesito é originalidade. A jovem autora de Alameda dos pesadelos e diversos outros textos de suspense e mistério, como os contos Ninguém e O vento, sabe brincar com as palavras como ninguém. 



Passando por elementos da cultura popular e ícones da figura pop estrangeira como Harry Potter, o livro "Inverso" retrata a vida da adolescente Megan conhecendo-se como mulher e descobrindo diversas facetas da vida como ela é. Apesar de seu pai e sua irmã a abraçarem, Megan vive um dilema pessoal e não gosta da imagem que mostra para a sociedade. Ela se vê estranha num mundo de preconceitos e opiniões formadas e acaba se intimidando pelas pessoas e o que elas acham de si. 


Contudo, Megan não está sozinha no meio deste turbilhão de emoções e sensações do mundo adolescente. Daniel, seu melhor amigo, divide as dúvidas súplicas e sofrimentos que por vezes aparecem na vida. “ A escola, a família, todos achavam Mega uma desajustada que só queria chamar atenção. Mina achava divertido jeito da irmã, principalmente seu cabelo preto com mechas roxas - na verdade tanta tantas mechas que pouco se via o preto. Já o pai não reclamava;(...) e dava espaço para as filhas serem o que tivessem vontade desde que isso não as prejudicasse.” Daniel era diferente; entendia os anseios de Megan e por vezes chegava a aconselhá-la nos desafios cotidianos e até a defendê-la quando as coisas apertavam. Os dois possuem uma amizade verdadeira e profunda, muito bem construída pela autora que sabe jogar com nossas emoções e nossas pretensões quanto aos personagens principais. 

Eis que um dia, alheia a seus pensamentos, Megan descobre um velho espelho no quarto dos Pais, uma antiquada moldura que acaba por mudar sua vida completamente. 
“A garota levantou, aproximando-se alguns passos do espelho. Aquilo era ridículo. Ela, uma adolescente de quatorze anos, quase quinze, com medo da sua própria imagem no espelho. Quem ela esperava, o bicho papão? Como que para provar a si mesma, ela se aproximou um pouco mais, lançando um olhar severo para seu reflexo, desafiando-o a fazer algo diferente. Ergueu um braço, depois o outro. Agitou-os ao redor de si. Mostrou a língua. Acenou. Exibiu o dedo do meio. 
- Você não é de nada, não é mesmo? É só minha cabeça brincando comigo. Vê se não enche. "


A partir dessa terrível descoberta, Megan percebe que, ao mesmo tempo, seu mundo mudou para melhor mas acabou também caindo nas trevas, pois quem assumiu o controle foi Megami, o seu outro eu atrás do espelho. O choque de realidade pode até parecer muito para a frágil adolescente que Megan aparentava ser, porém percebemos que há muito mais força e coragem debaixo daquele véu de timidez que ela acabou vestindo sob sua personalidade. A disputa pelo controle da própria mente com Megami pode levar Megan a descobrir-se mais pretensiosa e ousada do que costumava ser, e nos afunda junto com ela por esse mergulho em seus opostos assustadores. 

"A imagem sorriu, algo que Megan não tinha feito, e, antes que pudesse reagir, a superfície do espelho começou a borbulhar como a superfície da água em um rio antes de um animal emergir. A imagem se tornou turva, indistinta, enquanto Megan observava tudo paralisada pelo choque(...) Só podia ser um pesadelo. O mais maluco de todos.” 

Para quem aprecia uma boa trama de suspense, mas não abre mão da reflexão e da literatura de qualidade, "Inverso" é de roer as unhas. 


Ainda mais porque a história não acaba aqui. Em 2016, a continuação: Reverso. Não me aguento de ansiedade para saber os rumos desta trama! 


por André Luiz



Dados do Skoob:




Inverso"E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?"
Editora: DracoAutora: Karen Alvares
Ano: 2015 / Páginas: 136Idioma: português ISBN-13: 9788582431450ISBN-10: 8582431457

Encontre o livro no Skoob acessando o link abaixo:
http://www.skoob.com.br/livro/448593ED508248

Nenhum comentário:

Postar um comentário